Carne de Porco

O porco é considerado por vários gastrónomos “o rei dos animais”. De facto, o porco já existe desde as épocas mais antigas da Pré-História, tendo sido integralmente aproveitado para alimentação do homem, desde a gordura que pode ser transformada em banha às tripas com as quais se fazem óptimos enchidos.
Devido à sua capacidade de adaptação, fácil reprodução e características, o porco tornou-se um dos alimentos base da alimentação humana. Além de saborosa, a carne de porco é rica em vitamina B, podendo ser consumida fresca ou salgada.

Raça porco preto do Alentejo

O porco preto ibérico, também conhecido como porco alentejano, é uma raça de porco doméstico oriundo do Mediterrâneo. Esta raça é caracterizada pela sua adaptação à terra rica em recursos naturais, nomeadamente o montado constituído sobretudo pela azinheira, carvalho e pelo sobreiro.
É também caracterizado pela sua cor negra e pouco pêlo e também pela gordura instalada no tecido muscular, dando origem a uma carne suculenta e com uma textura característica.
A sua alimentação consiste na criação em regime livre, possibilitando a sua movimentação com total liberdade no montado, procurando alimentos disponíveis, sendo estes na sua grande maioria bolota e pasto.

1
Bifes
2
Perna
Bifes
3
Cachaço
Costeletas do cachaço
4
Lombo
Costeletas do lombo | Lombo
5
Entrecosto
Entrecosto
6
Toucinho
Toucinho
7
Pernil
Pernil
8
Chispe, Orelha, fígado e bochechas
Miúdos